Crónica de auto-ajuda

Com que então sempre há umas reservas de água no céu e Deus ainda não deu por terminada a vida no planeta terra? (Pausa) Vocês são extraordinários, pois sois daquele tipo de pessoas (salvo seja!) que achava que nunca mais ia chover outra vez e que a crise é para sempre... Tss, tss! (Pausa) Para vocês que sois uns pessimistas e que tendes a certeza que ireis ser despedidos para a semana, só porque a vossa vida está uma m.... e auferis quinhentos euros (por extenso que assim parece que ganham mais) e a empresa onde vocês trabalham não  tem encomendas e porque o Benfica perdeu o campeonato e porque o Djaló não fez uma vasectomia, só para vocês que sois assim, tenho um exercício para vos propor: pensem nos próximos segundos em alguma coisa positiva! (Pausa) Agora enviem para o e-mail do programa os vossos pensamentos! (Pausa) Não se sentem melhor, só assim? Só assim, com uma coisa tão simples e a custo zero como um pensamento positivo? Um pensamento para a frente? (Pausa) Porque para a frente é que é o caminho?! (Pausa) Olhem só uma coisa, a caixa de endereço electrónico do programa já está cheia de mensagens  dos ouvintes, dos lentes e dos telespectadores, o que é extraordinário, porque o programa não existe, o e-mail também não e vocês tão pouco! Querem maior prova do meu optimismo, que está disposto a morrer por vós, o que neste período de pentecostes pode vir a destempo, mas não deixa de ser bonito?! Enfim, temos uma primeira mensagem que chega da Helena Santos, de Braga, que diz que "a cidade se enfeitou de roxo" e que isso a "enche". É uma mensagem, sem dúvida, de esperança e optimismo. Passo agora a ler um desejo da Filipa Castro, moradora em Mem Martins: "o que eu mais queria não era que o Djaló fizesse uma vasectomia, era que a Luciana laqueasse as trompas. Assim, evitava-se mais versões degradantes do "pai da criança" nas manhãs da Comercial". Esta ouvinte, lente e telespectora termina com uma pergunta: "quem cala esta gente?!". São duas mensagens de esperança e que revelam um optimismo desmedido. Se quereis um conselho de amigo, dizia-vos que não deveis passar assim do oito para o oitenta! Nem só pessimistas nem só optimistas (nem tanto ao mar, nem tanto à terra): de uma só vez laquear a Luciana e o programa da manhã da Comercial é pedir de mais. (Pausa) Penso eu. (Pausa) Uma coisa de cada vez! (Pausa) Cada coisa a seu tempo! (Pausa) Há um tempo para tudo! Por falar nisso, temos tempo para mais uma mensagem, no caso, que chega de Alcácer Quibir. Este nosso ouvinte, lente, telespectador prefere manter o anonimato, assinando com o peculiaríssimo nick name quemesperasemprealcançaumamerdaqualquer: "eu não apareci na última crónica e não era para regressar mesmo, mas uma vez que está toda a gente à minha espera há não sei quanto tempo, e o gajo que escreve estas m..... se lembrou de mim, vou voltar só para ver se a malta anima"! É um final em beleza para esta crónica de auto-ajuda. Um bem-haja a todos e lembrem-se: pensar positivo é o melhor paliativo!
PS. F...-..! Esta m.... resulta mesmo! Já me estou a sentir melhor!

PS2. Pensando melhor, eu já laqueei as trompas e correu bem. Se eu consegui e não tenho trompas, a Luciana consegui-lo-á sem grandes dificuldades. Sobretudo, se recorrer a um médico. Não aconselho a fazer em casa. Conheço o caso de uma pessoa que laqueou coisas que não eram para laquear e, depois, foi o cabo dos trabalhos para sacar um programa da net que deslaqueasse tudo outra vez como deve de ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor