Árvore dos Patafúrdios

Há uma zona arborizada dentro de vocês, que eu estou a ver daqui e é uma realidade que eu desconhecia e profundamente chocante. Mais especificamente, no nariz, a trepar pelas fossas nasais e a metastizar no vosso "petit cerveau". Por isso é que vocês não pensam como deve de ser. Por causa disso e por causa daquilo que vocês muito bem sabem. Mas não quero falar disso que me comovo. Desculpem estar a meter francês ao barulho, mas estou a praticar porque vou emigrar para França..."What are you saying"? Ou para Inglaterra. Desculpem o incómodo. Na realidade ainda não decidi quem é que quero que ganhe a guerra dos cem anos. Quando decidir isso, agirei em conformidade. Quero emigrar para um país ganhador, estou farto de perder. Uma coisa é certa, sou bom com línguas, com a minha, com a vossa, com todas... Ah, brejeirice, apontam vocês. Pois, talvez, mas não fui eu quem criou todas as potencialidades que a língua pode ter. Foi o Criador! Eu apenas constato e uso quando necessário. Voltando ao que interessa, eu sei que vocês chamam a isso aí no vosso nariz uma colónia de pêlos, mas isso não passa de uma espécie de árvore dos patafúrdios e, com um bocadinho de jeito e sorte à mistura, encontramos nesses buraquinhos, que nas pessoas normais servem para respirar, o Sérgio Godinho a escrever textos e letras para músicas. Enfim, mas isso é a vossa higiene e eu nisso não me queria meter. Posso comentar mas não passa disso. Só acrescentar, para fechar este assunto desagradável, que há cá em casa um corta-relva. Se alguém quiser mudar de vida, pode passar por cá, está na arrecadação. O portão fica no trinco. Ou, como vocês dizem, no trinque. Ah, que humor tão infantil, podias tentar fazer alguma coisa com mais substância. Pois podia, mas ninguém me avisou que a vossa idade mental já era outra... Ah, a colocar em causa a inteligência do auditório! Isso é inaceitável, esta foi a última vez que fizemos estes quilómetros todos para te ouvir! Pois, talvez! Mas enquanto vocês não fizerem boicote aos combustíveis e passarem a andar de bicicleta para todo o lado, ou seja, enquanto vocês continuarem enfiados em filas de trânsito para pagar à Petrobás, à Galp e à Repsol, eu não mudo a minha atitude. Eu até ando desconfiado que o Sócrates e o Passos Coelho têm acções na Ewing Oil de Dallas, e que o quarto do Hilton que vocês agoram pagam por cada depósito de combustível já vem a ser "arranjado" desde o início dos anos oitenta entre eles e o JR. E hoje não digo mais nada, que já estou enervado. Se quiserem aparecer, apareçam, senão, olha, paciência! Eu cá me arranjo sozinho.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor