Vá, animem-se!

Tenho uma borbulha na laringe que me dá uma comichão de doidos e não a consigo coçar. Sinto-a a passarinhar dentro de mim e não me posso aliviar. Alguém tem alguma ideia de como é que se resolve isto? Deixo-vos a pensar sobre isso, que vocês estão desempregados e têm mais tempo, e depois digam qualquer coisa. É verdade, já voltaram a sair de casa? A última vez que vos pus a vista em cima estavam vocês de robe, deitados no sofá, a meter comprimidos pela goela abaixo e a ver, à vez, os programas da tarde da sic e da tvi. Tudo, porque ficaram a dever a tv cabo e o técnico foi aí ao prédio do subúrbio onde vocês moram de alicate e cortou o cabo. Como se não bastasse, o cão do vizinho fez cócó no vosso tapete da entrada e o cão dele também. Como as janelas da casa onde vocês moram não têm vidro duplo, nem estão devidamente calafetadas, porque são vossas e o empreiteiro sabia que eram vocês que iam morar para aí, e queria lixar-vos apesar de não vos conhecer de lado nenhum, porque o lado do mundo onde vocês moram tem humidades nas paredes e o céu é feito de estuque e está a cair, por tudo isso, vocês acabam de meter mais um comprimidinho de valium a fazer estalinhos na língua, seca e cheia de manchas brancas e feridas dos lados. Neste momento, estais a frente da televisão a chorar por causa daquela senhora que, face a face com a Fátima Lopes, conta como enfrentou um cancro, e venceu, como foi burlada por uns senhores bem apresentados que se faziam passar por fiscais do saneamento e lhe cobraram indevidamente taxas no valor de milhares de euros, economias de uma vida, como a empresa onde ela trabalhava fechou de um dia para o outro, com meses de salário em atraso, como o filho do meio se meteu na droga e lhe limpou todos os electrodomésticos da cozinha e como, a partir daí, passou a fazer o caldo na lareira, que não chupa bem o fumo e, por causa disso, está com manchas no pulmões. Tudo isto na mesma vida! Já agora que que estamos a falar, já acabaram aquele curso de línguas do centro de emprego? Já sabem dizer "crise" e "despedimentos em massa" e "preço dos combustíveis" em várias línguas? Só estão à espera do diploma? Então está quase, parabéns. Como? Só vêem uma solução... Amputar a laringe? Pois não sei, não tinha pensado nisso! É que assim cortava-se o mal pela raiz? Pois, talvez, talvez... Vou falar com o meu bate-chapas, que tirou um curso de socorrista na cruz vermelha, a ver se ele faz isso em conta. É que me cheira a despesa, e nesta altura, com a crise que para aí vai! Como? Ai eu afinal também sou pessimista? Que exagero! Vá, não sejam implicativos. Agora tenho de ir. São cinco da tarde e daqui a pouco chega a Lu e eu ainda estou de pijama e roupão. Despeço-me cheio de gota nos ossos e um tumor num rim dos vossos. Pode ser? Vá animem-se e protejam-se da chuva! Raça de tempo que nunca mais vem sol? Vá lá, animem-se. Agarrem-se às coisas boas que a vida tem e afastem os maus pensamentos. Pensem em coisas positivas, naquilo que cada dia vos pode trazer de novo. Pensem, por exemplo, que faltam cinco meses exactos para o décimo primeiro aniversário do onze de setembro. Está cada vez mais crescido! Já lá vão onze anos, onze primaveras. Vá, agora é que é! Tenho mesmo de ir vestir-me e pesquisar ofertas de emprego na net.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor