O último a sair que feche a porta (Cenas II e III)

Cenário e enquadramento: o mesmo da cena anterior (ver último post). O set está vazio e ouve-se o sopro do vento, como no deserto. A cena está centrada na porta com a inscrição "Portugal", no som que o vento produz e nas notas da banda sonora de Enio Morricone no filme "O bom, o mau e o vilão".

Cena II

(Chega uma família tipicamente portuguesa. O marido caminha à frente e traz um rapaz de dois três anos ao colo. A mulher, atrás, empurra um carrinho de bebé e segura, também ela, um outro ao colo. Há um velho sentado, encostado contra a parede, arranhando Morricone na harmónica. Bate à porta. Aguarda resposta, enquanto vai olhando para o velho como se encomendasse uma explicação. A mulher olha o marido de forma impaciente, embora sem lhe dirigir a palavra. Embala para cima e para baixo o bebé que está no colo, ao mesmo tempo que empurra o carrinho para a frente e para trás. Está vento, o velho olha a cena sem parar de soprar na gaita de beiços. Está sujo e vê-se que sabe o desfecho daquilo.)

Homem - (Voltando a bater à porta, desta feita, de punho cerrado e de forma bem mais veemente) Está aí alguém? (A resposta é o silêncio.) É a terceira vez esta semana que cá vimos e nunca está cá ninguém! (Olha para o velho. Este devolve o olhar sem, contudo, manifestar qualquer outro tipo de reacção que não continuar a tocar. O homem encolhe os ombros e volta pelo mesmo caminho por onde veio. A mulher segue-o.)

Cena III

(Do lado de dentro encontram-se Vítor Gaspar e Pedro Passos Coelho, com os ouvidos encostados à porta. Regressaram ao país e fecharam-se lá dentro. Não deixam entrar ninguém. Fazem "chiu" com o dedo indicador encostado aos lábios. Riem-se como dois garotos que jogam ao esconde-esconde).


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