Batalha naval!

Dói-me a barriga de um passageiro do Titanic no momento exacto em que percebeu que aquela coisinha fofa de 250m de peso e 100 toneladas de comprimento ia entrar em modo submarino. (Pausa) Hum, parece-me cheirar ao estrugido que estais a fazer para o almoço, ou serão só vocês a pensar que a última frase não faz muito sentido? Tal como vós... (Pausa) Bom, já chega de confusões, que a crónica ainda vai no início e eu só quero que ela afunde lá mais para o fim. (Pausa) Neste momento, estou a escrever num salão imponente e sumptuoso, enquanto bebo chá indiano em porcelana oriental e treino glu glus.  Uma das notícias do dia é que um barco, o MS Balmoral, está refazer a viagem original do Titanic a partir do Porto britânico de Southampton. O objectivo parece ser completar a rota original, até porque havia passageiros com coisas marcadas em Nova Iorque e, com a história do naufrágio, estão um bocadinho atrasados. Para que tudo fosse perfeito, a organização convidou familiares (o termo técnico é mais "descendentes") dos passageiros da viagem original que, ao que consta por aí, levam recados dos seus antepassados que serão entregues aos descendentes dos antepassados destinatários originais. Isto para não perder a viagem! (Pausa) Confusos e arrepiados? Eh pá, estou cá para isso! E é normal que se sintam assim, sobretudo se pensarmos que hoje é sexta-feira 13 e "coisas" podem acontecer, como toda a gente com dois dedos de testa sabe! Entretanto, o momento que se segue é da inteira responsabilidade da Alexandra Lencastre. O Balmoral é uma réplica o mais fiel possível ao transatlântico mandado construir pela "White Star Line", uma companhia inglesa que pertencia a uma holding norte-americana chamada “International Mercantil Marine”. O Titanic começou a ser construído a 31 de Março de 1909 e foi lançado à água em 31 de Maio de 1911 pelas 12 horas. Cada uma das 3 âncoras pesava 15 toneladas. O casco pesava 46 mil toneladas de peso bruto. As duas hélices laterais de 3 pás, mediam 7 metros de diâmetro e pesavam 38 toneladas cada uma. A hélice do meio, de 4 pás, media 5 metros e pesava 22 toneladas. Ok, já sou eu outra vez. (Pausa) Com tanto peso, estavam, à espera de quê? De facilidades na hora de afundar?! Só se fosse! Ou é de mim, ou esta história tem tudo para dar errado?! Ou é de mim, ou os organizadores do evento estão mesmo a pedi-las? Se queriam organizar eventos, organizassem casamentos e baptizados, portos d'honra e vernissages, como as pessoas normais! Enfim, amanhã é dia de naufrágio do Titanic, que conta já com cem primaveras. O Titanic é muito caseirinho e não gosta de sair. Afundou ali, glu, e é ali que ele gosta de estar, glu. Por isso, o Balmoral conta estar lá amanhã, no sítio onde o bisavô mora e, com um bocadinho de azar, ainda vai dar uma beijoca ao antepassado. Haja força de vontade para isso, que com força de vontade tudo se consegue, glu. Pela parte que me toca, vou ter de sair agora. Ando a fazer fisioterapia à laringe ali numa clínica no Restelo e, parecendo que não, morar no quinto do órgão sexual masculino mais velho não ajuda a chegar a horas. Ãh? Porque é que não amputei a laringe, afinal? Porque saía caro e não era uma prioridade! Por falar nisso, amanhã não contem comigo muito cedo, que vou apreçar guelras para a doca de Matosinhos. Nunca se sabe quando é que isto vai tudo ao fundo! Glu!


PS. Por falar em coisas que vão ao fundo, não é que o ex ministro da defesa grego acaba de ser detido por suspeita de ter recebido uns milhões em troca de umas adjudicações de submarinos à empresa alemã Ferrostaal. Onde é que eu já ouvi isto? Ou é de mim, ou esta questão volta a trazer para o centro do debate os efeitos nefastos da radioactividade política para as populações grega e... onde é que eu já ouvi falar disto? Como é que era o nome, ai? A radioactividade lixa um gajo todo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

The boundaries of humor