Festival de Verão ou o Verão é um festival...

Anda metade do país em programas de emagrecimento e a outra metade de férias e a engordar alarvemente... Ou só a engordar, não interessa... O país já está em peso negativo mas a malta das dietas continua a lutar por objectivos. - Olá, eu sou a Paula e desde que comecei esta dieta da nutribalance sinto-me outra, sinto-me o Carlos Manuel e sou camionista. Fo..-.., eu processava a a empresa de produtos dietéticos que me fizesse sentir outro. Essa mer.. chama-se esquizofrenia e apesar de dar inimputabilidade, marca um gajo todo, ou como me está aqui a bichanar ao ouvido o intelectual francês que vive dentro de mim desde o início do ano, estigmatiza (enfatiza). Ou aquela outra... - Olá, o meu nome é Carla, mas só esta semana já fui a Nereida e a Irina e é curioso, agora que digo isto, estou a sentir que sou a Marta da OK Teleseguro, está a ver qual é?. Estou, estou... Duas bojardas de silicone nas mamas e ficam logo "outras", haja paciência... As pessoas não se dão conta - e este tipo de mulheres também não - que a imagem é, na verdade, uma espécie de holograma que está destinado a desaparecer... Trabalhar para esse holograma, é metafísica pura e dura... É uma cena que mete o Criador à mistura e os limites da existência humana e o diabo a sete, enfim, mete as forças do bem e do mal e convinha se calhar não ir por aí... Há pessoas que desistem de carreiras políticas de sucesso para ir estudar estas coisas para Paris... Não é para qualquer uma huma, muito menos, para aquelas que esguicham coisas para dentro do peito e escrevem huma. - Ah, tens de ter calma, é verão e no verão as pessoas - e este tipo de mulheres - gostam de se sentir mais bonitas, de mostrar uma boa forma física na praia, enfim, tens de ser mais tolerante... É assim, já que me interpelais, eu respondo: querem mostrar uma boa forma física quando vão para a praia, então levem a Irina com elas... Ou a Nereida... Por exemplo, a Ana Avoila levava a Irina e a Heloísa Apolónia levava a Nereida... Ah, estás a ser injusto, pois foste escolher logo o nome de duas mulheres de esquerda, com ideais e pensamento próprio, que não vivem agrilhoadas a esses arquétipos de perfeição física... Fo..-.., desde que vocês aprenderam a falar não quereis outra coisa... Quem é que vos escreve a vossa parte dos textos, a Odete Santos? Enfim, por falar em Verão, sempre que chega a esta época do ano há dois tipos de pragas: os gafanhotos e os festivais de verão... Já não há pachorra... Já por causa das coisas, no início do Verão fui a uma drogaria comprar um insecticida para gafanhotos, e  o senhor disse-me: - Temos este, que é garantido, amigo! E eu, em nome daquela amizade, perguntei: - E para festivais de Verão, também é eficaz? Aí, ele encolheu os ombros e disse: - Não, para isso tem de ser um mais potente... Para isso, só se for material alemão, é o melhor... Mas não se vende por cá, e mandar vir fica muito caro... Já muita gente tem passado por cá a perguntar, mas eu dou sempre a mesma resposta: se quer prevenir pragas de festivais de Verão tem de pulverizar a sua zona com um produto alemão, se não, não há hipótese... Vai ter chatices... (Pausa) Chega de tendas Chillout, estou farto de betinhas em calções com bainha e sandálias a 200€ a fazer de conta que são cool! Depois, aquilo é sempre a mesma coisa: um acampamento para adolescentes com pessoas mais velhas pelo meio... Sempre os mesmos formatos, os mesmos alinhamentos, tudo sempre tão bem encaixadinho... São festivais de verão comprados no Ikea! É desempacotar, encaixar, aparafusar e já está! (Pausa) Há várias camadas de pessoas que vão a festivais de verão, mas todas elas se podem inserir em duas categorias: as que fumam ganza e as que não fumam. Depois, pode-se dividir os festivais por estilos, nomeadamente, estilos musicais, mas no fim também conseguimos encontrar duas categorias em que se podem inserir os festivais de verão: os que têm boa ou má ganza... Boa ou má arte é irrelevante, já o cheirinho da maconha é um critério de selecção de quem busca a qualidade quando se propõe a mergulhar no incrível mundo dos festivais de verão. Quando se diz: - ah, vou ao sudoeste porque tem o melhor cartaz, na realidade, o que se quer dizer é: - ah, vou ao sudoeste porque tem a melhor ganza... Apesar de ser muito batido ao vento e ser difícil acender o charro, acrescentaria eu!... Já o Avante, por exemplo, é um festival de verão com bandeiras... É a única coisa que o distingue das outras grandes festas de verão... E os garrafões de vinho... Ah, é um encontro de ideias e culturas ... Dizem vocês, naquele estilo Caras-Lindas que vos caracteriza que eu até nem sei se ela não incarnou nas vossas pessoas... Não é nada um encontro de ideias: é o encontro de uma ideia consigo própria, de uma cultura consigo mesma... É masturbação... É...
Xau! Boa noite, camaradas... Para a próxima, falo das pragas como eu...

Texto escrito para stand-up comedy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor