Cavaco Silva, o eufemista súbito!

Não se trata de acometer os reformados de "frustração súbita", mas de "morte súbita" que o senhor presidente, que também é um pensionista em dificuldades como já fez saber ao país, está a escamotear com um "eufemismo súbito". 

O país acorda todos os dias com a boca seca, o corpo dormente e ovos a estrelar no fígado e, enquanto isso, o Presidente da República anda numa azáfama de cartas para o Tribunal Constitucional a pedir prendas para o sapatinho dos portugueses. Deve ser por estar imbuído do espírito das iluminações de Natal que já mijam de luz o país - ou então é porque ainda acredita mesmo que o Tribunal Constitucional existe - que Cavaco Silva mandou um postalinho ao TC a dizer que se opõe ao "regime sacrificial" (amém) da convergência de pensões e que teme que esta "convergência" (ou como se diz em pensionês, "agarra que é ladrão") seja causadora de "frustração súbita" nos pensionistas. Eu não sei como é que hei-de dizer isto ao senhor presidente sem o magoar, e por isso vou dizê-lo à César das Neves, deixem-me só pegar na caixa de fósforos de acender fogueiras de queimar pessoas portuguesas que ganham o salário mínimo e têm a lata de se fazerem passar por pobres... Ora cá vai: não se trata de acometer os reformados de "frustração súbita", mas de "morte súbita" que o senhor presidente, que também é um pensionista em dificuldades como já fez saber ao país, está a escamotear com um "eufemismo súbito". Já sabíamos que o senhor presidente fazia comunicações ao país súbitas, agora não o sabíamos capaz da fina arte das matáforas (assim mesmo com á) e dos recursos estilísticos. Senhor Presidente, de todos os César das Neves que andam por aí eu prefiro o original, porque ao menos sei o que ele pensa, e tento defender-me... Já consigo controlar o vómito e conta-se pelos dedos das mãos os ataques de fúria sempre que alguém me diz as coisas que ele escreve. E repare que nem sequer tenho nada, mas nada, contra o Neves, a não ser o facto de ele teimar em pesar os portugueses na balança comercial, dormir com uma fotografia do Fernando Ulrich em cima da mesinha-de-cabeceira que fica do lado direito da cama, e nem sequer ter mesinha-de-cabeceira do lado esquerdo. O facto de o Neves estar sempre a dormir para o mesmo lado chateia-me, mas como é para o outro lado, não incomoda assim por aí além. Agora, que o senhor presidente cometa a desfaçatez de dormir virado para os portugueses, isso a mim, enquanto português, já me chateia um bocadinho. O que eu gostava de ver era um "presidente súbito", quer fosse cá por convergências, quer fosse cá por conveniências, quer fosse cá por coisas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor