Stand-up para um humorista gordo

(Primeira parte)
 
A maioria das pessoas fica chateada com os "novos ricos"... Acho aceitável, até posso compreender o porquê, sobretudo, aqueles novos ricos que apareceram como cogumelos nos anos 90' e puseram os filhos a estudar na Lusíada...
Mas a mim, se quereis saber o que me chateia mesmo, são os "novos gordos". (Pausa)
 
Haverá relação causa-efeito entre "novos ricos" e "novos gordos"? É provável, mas fazer ciência experimental não é o que me move neste "cena" contra os "novos gordos".

O que me move é o interesse nacional! E quando é o interesse nacional, tudo o resto passa para segundo plano.
 
Se os "novos ricos" não têm berço, os "novos gordos" não têm "Vista Alegre". Muito menos faqueiros de prata... Os "novos gordos" comem com as mãos, de preferência, fast food, e são lambões.
 
Eu peço desculpa se estou a puxar um assunto eventualmente constrangedor para alguém, eu sei que há pessoas que podem ter destes "seres" na família. Hoje em dia, não sei se já repararam, parece que há sempre um destes em todas as famílias. Se vocês são daquelas pessoas que encaram bem isto de ter um "novo gordo" na família, e até acham que dá um ar muito moderno ter alguém na família obeso, e não ter vergonha disso, então, metam-lhe uma trela ao domingo e vão passear com ele para a praça da alimentação do shopping mais perto... Se, por outro lado, vocês forem do género que lidam mal com isso, então podem sempre continuar a alimentar o bicho como se não houvesse amanhã e depois mandem abater, sem ninguém saber, e fazer uma pipa de massa em latinhas de foie gras... Estou a brincar... Não mandem abater, mas façam à mesma o foie gras.
 
- Ah, é um preciosismo teu distinguires os "novos gordos" dos "gordos", tout court... Isso dizem vocês com aquele tique de falar com a ponta da língua encostada à gengiva superior, e que arruma com qualquer galicismo... É assim, posso garantir-vos de que não se trata de qualquer preciosismo... Há um abismo entre estas duas categorias de gordos... Desde logo, o hálito... O dos "novos gordos" é insuportável... Comparem o hálito que um hambúrguer de cebola deixa na boca com o de um cozido à portuguesa? Comprem!... E depois digam qualquer coisa... É a diferença entre chupar um rebuçado de mentol ou um dente de alho!... Outra diferença é a maneira de vestir... Os "novos gordos" acham sempre que ainda são magros e, por isso, continuam a tentar vestir "S's" e "M's", o que dá lindas figurinhas na rua... Quem já teve de levar com as bordas de gordura duma lontra de aviário, a quem um top, que deveria dar logo abaixo do umbigo, dá logo abaixo do peitoral, sabe do que estou a falar... Um gordo de berço usa roupas feitas à medida, de preferência, pela mãe, ou então por um costureiro maricas da confiança da mãe... Finalmente, "os novos gordos" querem sempre emagrecer e estão constantemente a fazer programas de emagrecimento... Os "gordos" não fazem programas de emagrecimento... Fazem programas de televisão e só fazem dieta por questões de saúde.
 
Texto escrito para espectáculo de stand-up comedy
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor