Apontamentos para stand-up

Há certas coisas com as quais embirro. Uma delas são entrevistas em que toda a gente já sabe o que vai ser dito. (Pausa) Há entrevistas "tipo" para cada situação. Por exemplo, em alturas de crise são recorrentes os trabalhos jornalísticos sobre pessoas, normalmente, jovens que fazem determinado investimento. Uma loja concept, uma mercearia, uma linha de roupa interior, uma empresa de web design, qualquer coisa, não interessa. A pergunta da praxe é:
O que o levou a investir numa altura de grave crise económica? (Pausa) A resposta será ainda menos surpreendente (o tom do comediante deve revelar o tédio que lhe causa a ausência de surpresa):
- Porque é em alturas de crise que se deve investir! (Pausa) É incrível como tudo já está dito mesmo antes de ter ser dito. E a gente presta atenção àquilo como se ficássemos verdadeiramente surpreendidos! O que eu gostava de ouvir era a jovem arquitecta que lançou uma linha de roupa interior com motivos arquitectónicos dizer:
- Por que razão resolvi investir nesta área de negócio? Porque é uma excelente oportunidade para ter sexo casual com os clientes que aparecem na loja para oferecer roupa interior às mulheres. (Pausa) Ou então:
- Porque não fecho lá muito bem a tampa e deu-me para isto. Por exemplo, no ano passado, deu-me para atravessar cascais toda nua ao volante do Fiat Punto cabriolet, que o meu pai me deu quando fiz dezoito anos.
Ou então, aquele jovem bancário que apanhava umas ondas nas horas vagas e que resolveu abandonar tudo e ir para a costa alentejana abrir uma escola de surf. À pergunta inevitável:
- O que o fez mudar radicalmente de estilo de vida? Ao invés de responder:
- O amor ao surf, à natureza, estava farto do ritmo da cidade. Ele responderia antes:
- Para não fazer nenhum e andar na boa vida. Isso é que era.
- O que é que fazes na vida?
- Nada, mas cobro caro por isso! Assim estava bem!
Enfim, embirro porque isto é tudo muito bonito, mas só investe em nichos de mercado, quem tem nichos de carteira para pagar estudos de nichos de mercado. Eu, por exemplo, tenho nichos de ideias e cheta para investir...
 
notas para stand-up comedy

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor