Entroncamento na Guarda

Este mundo está sem conserto!
(Pausa)
Na minha óptica, tem que vir alguém que ponha cobro a isto! (Mostra irritação) Alguém que ponha ordem nesta balbúrdia... Um Churchill! Um Reagan! Um Eduardo Beauté!...
(Pausa)
É verdade que sou do Sporting (Silêncio) e isso ajuda… a que isto faça cada vez menos sentido, e assim. Agora, o que é certo é que a realidade não pára de me surpreender. A semana passada foi o que foi com o António Borges, depois, a moção de censura que não passou na Assembleia da República, porque o António José Seguro  é uma menina sonsa e está prenha de vários Passos Coelhos pequeninos, os quais vai dando à luz à medida que as contrações apertam e dá jeito… Por falar em obstetrícia, quem é que deu à luz o Tozé? (Silêncio) E depois (lento), não contente com isso (lento), o alimentou? (Silêncio) E o instruiu?... (Silêncio) Quer dizer...
Bem, eu vou directamente ao assunto que me traz cá:
- Quem é que foi que na Guarda teve a ideia, peregrina, de convidar a Rosa Mota para participar numa marcha contra o cancro da mama?…
(Pausa
É que a Rosa Mota não tem... (Silêncio) Como é que eu hei de dizer isto, não tem mamas...!
(Pausa)
Assim, é fácil! Assim, é batota! (Silêncio) Aliás, no fim de semana que passou o Entroncamento mudou-se para a Guarda! Então não é que os utentes do hospital Sousa Martins, na Guarda, precisamente, que se lembram de morrer depois das oito da noite, têm de ficar na enfermaria até de manhã, quando volta a haver motoristas... Mas quê, os utentes falecidos queixaram-se? Enfim, parece que o problema é o convívio difícil entre os pacientes que ainda não morreram - e por causa disso estão vivos - e os que já partiram... Pese embora não tenham saído do lugar... Enfim, os que ainda respiram não querem partilhar o ar que respiram com aqueles que já não respiram o mesmo ar... (Silêncio) Mas qual é que é o problema, afinal? Os mortos dão mau dormir, é?
(Pausa)
O hospital já veio dizer, em sua defesa, que está tudo bem, que as instalações para acolher os utentes falecidos durante a noite são apropriadas... Que os mortos têm todas as condições...
(Pausa)
Todas as "condições"? Mas quê, duche Vichi?...
Enfim, a malta anda é doida!
(Pausa)
Enfim, é o mundo ao contrário! Ainda no outro dia, estava a ver televisão e quem é que eu vejo: o Roberto Leal. Fiquei logo com as meninas dos olhos a dançar brasuqices! Então o que é que o Roberto estava a fazer na televisão? Então, estava a fazer-nos a todos mais felizes e menos velhos, a vender um produto que é para evitar o envelhecimento, actuando sobre o sistema imunitário das pessoas e tornando-as menos vulneráveis a doenças e a pessoas como o Roberto Leal. (Silêncio) Não, estou a brincar. Agora, a sério: o meu receio nisto tudo é que o Roberto Leal tome mesmo aquele produto que ele anda a vender na televisão para evitar que as pessoas envelheçam... (Silêncio) E que aquilo resulte! É só isso que me incomoda!
A minha questão é:
- E o Cláudio Ramos onde é que está quando a gente precisa dele?
Deixo a questão em jeito de quem deixa cair uma granada de mão e dá toques com ela como o Cristiano Ronaldo faz com a bola no jardim com piscina e campo de futebol e golf da casa dele. Ah, tu nem sabes onde fica a casa do CR7?... Por acaso até sei, fica nas entrevistas do Daniel Oliveira, ali à sic.
Xau (Despede-se com um aceno e abandona o palco a dar toques com os pés numa granada de brincar).

Guião para stand-up



Adenda: Ofereço este texto para stand-up comedians debutantes; Podem usar à vontade nos vossos primeiros espectáculos. A única condição é que me avisem através da caixa de comentários deste blog do dia e hora dos espectáculos, para eu poder ir assistir. Não hesitem nem sejam orgulhosos. Como é que vocês acham que o Bruno começou? Foi aqui...

Comentários

  1. Boa noite camaradas, amigos... ora o artista é, efetivamente, bom artista... faz favor de continuar e, realmente, o titulo está, mais uma vez, na perfeição... realmente a Guarda tem sido assolada por uma onda de piquenos fenómenos... eheheheheh!!! Beijinhos e uma boa semana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor