Especialista para este género de questões

Jornalista/Pivô - Ontem caiu um avião na capital da Upsquistão, Carambalinegrado. As autoridades locais desconhecem ainda as causas do acidente, mas as (autoridades) portuguesas já avançaram com algumas explicações para o sucedido, mesmo não tendo nada a ver com o assunto e nada lhes ter sido pedido para o efeito. Aqui em estúdio... comigo... hoje... tenho o nosso especialista para este género de questões.

(No ecrã, a imagem do especialista neste género de questões e, em rodapé, a seguinte legenda:
Um Gajo Qualquer
Especialista para este género de questões)

Antes de avançarmos para a análise aqui em estúdio, vamos recuperar essas declarações em que as autoridades portuguesas avançam algumas explicações para esta tragédia.

(A emissão passa para o exterior, onde várias pessoas, pessoas comuns do povo, diga-se, emitem alguns comentários acerca do grave acidente de aviação)

Autoridades portuguesas (senhora de idade, com um lenço na cabeça) - Aquilo o avião caiu por alguma coisa foi...
Autoridades portuguesas (2 senhora de idade, com um lenço na cabeça) - As causas, as causas só Deus é que sabe, mas coisa boa não foi! Ai não foi não...
Autoridades portuguesas (Homem de boina e camisa de flanela aos quadrados) - Para mim, o homem que vinha a conduzir o avião lá adormeceu e falhou um curva... Depois aquilo começou a descer e já não deu tempo de travar...
Autoridades portuguesas (Um miúdo que está num colo de um adulto) - Cá para mim, pôs-se a jogar na Wi e distraiu-se...
Autoridades portuguesas (Homem de boina e camisa de flanela aos quadrados) - ... Ou um copito a mais...
Autoridades portuguesas (Um miúdo que está num colo de um adulto) - Ou foi contra um ovni...
Autoridades portuguesas (Homem de boina e camisa de flanela aos quadrados) - ... Ou uma quebra de tensão...
Autoridades portuguesas (senhora de idade, com um lenço na cabeça) - Ou lá dormeceu, o homem... Por isso é que às vezes mais vale parar e tomar um café até o sono espalhar...
Autoridades portuguesas (2 senhora de idade, com um lenço na cabeça) - Ou piratas do ar... Alguma coisa foi!

Jornalista/Pivô - Regressamos agora ao estúdio onde aqui ao meu lado tenho o nossos especialista para este género de questões. Boa noite, Um Gajo Qualquer, que te parece esta primeira reacção das autoridades portugusas em relação a este acidente de aviação que aconteceu no Upsquistão e com o qual não temos nada a ver, quanto mais não seja, pelo facto de não haver um único português envolvido?
Um Gajo Qualquer - Em primeiro lugar, gostaria de esclarecer que não é Especialista para este género de questões, mas sim "...para este tipo de questões".
Jornalista/Pivô - Muito bem, fica aqui a correcção e o nosso pedido de desculpas pelo lapso.
Um Gajo Qualquer - Onde é que está o pedido de desculpas? (Faz alguns gestos, como se procurasse o pedido de desculpas)
Jornalista/Pivô - Bom, acabo de o apresentar... Agora não sei onde é que o sacaninha se meteu... Estas realidades abstractas são muito escorregadias... Ninguém lhes consegue pôr as vistas em cima...
Um Gajo Qualquer - Bom, não há problema... Quanto à sua pergunta, dizer-lhe que para já é importante sublinhar esta tomada de posição forte por parte das autoridades portuguesas... Em segundo, que é também importante uma tomada de posição por parte das autoridades do Upsquistão... Mas menos importante que esta tomada de posição das autoridades portuguesas.
Jornalista/Pivô - Como especialista para este género...
Um Gajo Qualquer - ... Tipo, tipo de questões...
Jornalista/Pivô - Como especialista para este tipo de questões, assim é que é, que razões poderão estar na origem desta tragédia?
Um Gajo Qualquer - Desde logo, razões trágicas e, nesse sentido, até dramáticas...
Jornalista/Pivô - Como por exemplo?
Um Gajo Qualquer - Enfim, há quatro ordens de razão que provavelmente explicam este acidente: ou foram causas mecânicas, por exemplo, uma avaria, ou foram causas naturais, por exemplo, um raio, ou foi erro humano, ou foi um atentado terrorista.
Jornalista/Pivô - Mas isso é, basicamente, tudo aquilo que pode levar um avião a cair...
Um Gajo Qualquer - Daí um especialista na minha área não poder nunca colocar nenhuma possibilidade de parte, mesmo que haja certezas quanto às causas...
Jornalista/Pivô - Mas isso não faz sentido nenhum...
Um Gajo Qualquer - Pois não, mas vamos fazer o quê?! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor