Troika

Cenário e enquadramento: uma família recolhida ao lar, doce lar. O pai lê o jornal, sentado no sofá. A criança, em idade escolar, brinca no tapete. A mãe, na cozinha, prepara o jantar. Toca uma música tipicamente portuguesa, por exemplo, fado. Pode ser Marisa... Ok, ou pode ser mesmo fado. Subitamente, alguém toca à campainha. O pai ergue preguiçosamente os olhos do jornal e rapidamente os devolve à leitura, ciente de que alguém irá atender. Vai a criança, que abre a porta e se depara com três homens. Engravatados e com bom aspecto, têm um ar distinto. Os homens estão lado a lado, mas um dá um passo à frente, baixa-se à altura da criança, pousando um dos joelhos no chão, e pergunta:

 
Homem - O papá e a mamã estão? O miúdo acena afirmativamente a cabeça e vai à sala anunciar ao pai que estão senhores à porta.
Criança - Pai, estão uns homens à entrada. Querem falar contigo ou com a mãe. O pai fica lívido, assustado. A mãe assoma à porta que separa a cozinha da sala e olha o marido. Ouviu tudo e parece preocupada enquanto limpa as mãos num pano.
Mãe - Como é que eles são, filho? Que aspecto têm?
Criança - Calma, têm bom aspecto. Parecem boas pessoas.
Pai - Bom aspecto, como?
Criança - Então, estão de fato e gravata e têm um ar importante.
Mãe - (Virando-se para a marido) Calma, pode ser que sejam só dos seguros, ou assim.
Pai - Ou testemunhas de Jeová...
Mãe - Não, isso não que eles vêm aos casais... heterossexuais...
Pai - Pois, tens razão. (Virando-se para o filho, que entretanto voltara às suas brincadeiras no tapete) Filho, quantos senhores eram à porta?
Criança - Três, pai.
Pai - (Zangado) Filho, eu não tinha já avisado que não queria que abrisses a porta a estranhos, sobretudo, se fossem três?... Vai lá e diz que o papá não está e que a mamã não pode atender. A criança dirige-se à porta.


(No ecrã aparece a seguinte legenda: "Mais tarde nesse dia")
 

A câmara foca a mesma cena familiar. Ouve-se o som da campainha. A criança vai abrir, olha pelo buraquinho da porta e vê dois homens. Grita para o pai:
Criança - Pai, estão D-O-I-S homens à porta. Posso abrir?
Pai - Claro filho, abre! Diz que o pai já vai. A criança regressa à sala e o pai dirige-se à porta. Dois homens ladeiam-se e olham amistosamente. Subitamente, afastam-se ligeiramente um do outro e de trás deles surge um terceiro homem, que educadamente diz:
Terceiro homem - Guten Abend, Herr Silva. Guten Abend!


(Fim do Sketch)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor