- De pé do dia!

Sou professor. Admito que há poucas profissões piores do que ser professor - só há uma, "dar explicações" e, sim... faço as duas - mas levo a vida com honestidade. Quer dizer, não é bem, bem com honestidade, mas é paredes meias com honestidade... É com desonestidade! Após dez anos de ensino - antes tinha um carácter forte e inabalável - e já dou as notas aos alunos em troca de menos alguns sopapos no corredor e menos dois ou três insultos durante a aula. Claro que esta profissão também tem coisas boas... (Pausa) na Finlândia, na Noruega, na Suécia... Bom, em minha defesa, devo dizer que até sou bem tratado, sobretudo, se se comparar com o totó de Religião e Moral, que leva porrada das meninas do 5.º ano. Na verdade, tenho de confessar que tenho um acordo com eles para não me baterem ou insultarem à frente da colega de ciências, que foi colocada lá na escola este ano, e que é "boazon" todos os dias. No fim do mês não sai tão caro como a televisão por cabo ou satélite... (Pausa) Ela está pelo beicinho! Sempre que passa comigo no corredor, os putos mais beras da escola - os ciganos, os afro qualquer coisa e os dois únicos louros de leste que não têm queda para as equações de segundo grau - tratam-me com deferência: " - Olha o bacano do setôr de Filosofia, ou lá que merda é aquilo!" O manecas, que é do Aleixo, no outro dia até me disse: "- Então, profe, tásse?", como se eu fosse um deles e tudo! A colega de ciências ficou para a vida dela e admira-me, vê-se, pela capacidade que tenho de me impôr! Nesse trajecto que fizemos entre o B2 e a sala dos professores não foi violada nenhuma vez! E só foi apalpada por um grupo de dez romenos, que não estavam a par do acordo que havia entre mim, o Manecas e os rapazes, e depois até me pediram desculpa e tudo! No outro dia, até foi engraçado! Um grupo de encapuzados entrou-me pela sala adentro porque viram os meus alunos a entrar na aula e achavam que havia multibancos lá dentro. Depois lá lhes expliquei e eles foram à vida deles. Na verdade, uma sala de aula minha parece uma sala de culto e oração do Ku Kux Klan, tudo encapuzado e aolhar para baixo, só que em catálogo La Redoute, com capuzes de várias cores. Uma riqueza policromática que só é possível em ambientes de respeito pelo outro, pela diferença, valores que eu gosto de inculcar nos meus alunos... sempre que eles me dão autorização para falar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Batalha naval!

The boundaries of humor